Acessibilidade A+ A- C

Um dos mais importantes serviços de mobilidade urbana do Litoral Paulista é conduzido pela DERSA: é o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo. Sua história, secular, inclui uma série de grandes investimentos que transformaram a vida da população, oferecendo agilidade, segurança e economia para quem precisa atravessar os mares e rios diariamente ou para os turistas que visitam várias das regiões mais bonitas e atraentes do país.

São oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri. Com uma frota atual de 34 embarcações, entre lanchas e ferryboats, a capacidade operacional chega aos 2.400 veículos por hora em cada sentido. O sistema todo recebe diariamente uma média de 22 mil pedestres, 22 mil veículos, 11 mil bicicletas e 9 mil motos.

Os ferryboats são gratuitos para ciclistas, e o serviço de lanchas oferece isenção de tarifa para maiores de 65 anos e menores de 5 anos. Os estudantes pagam meia tarifa, que também é reduzida na Travessia Cananéia/Ariri para moradores da região. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário em todas as embarcações.

Ciclistas
Pedestres
Veículos
Acompanhe nossas redes sociais