Acessibilidade A+ A- C

Meio Ambiente

A qualidade ambiental dos empreendimentos da DERSA é garantida por diversas soluções multidisciplinares que são desenvolvidas em todas as fases de um empreendimento.

No Programa de Supervisão Ambiental, estão previstas punições financeiras no momento do processamento das medições para as empresas que não cumprirem as exigências ambientais do empreendimento. Essa é uma metodologia criada pela DERSA para avaliar, no decorrer da obra, se o desempenho ambiental (e também social) das empresas é satisfatório e atende a todas as exigências predeterminadas.

O Programa de Resgate de Flora é outra solução exclusiva da DERSA, especialmente voltada para o resgate de espécies raras e de algumas ameaçadas de extinção nas regiões das obras. A identificação dessas espécies e a posterior pesquisa já viabilizaram estudos de botânica promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente.

Já em parceria com a ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo, estudos de quantificação do carbono armazenado em matas e florestas situadas nos entornos das construções foram desenvolvidos pela primeira vez.

Outra iniciativa pioneira da DERSA, o Programa de Monitoramento e Resgate de Fauna monitora os trajetos dos animais, de forma a permitir a convivência pacífica e harmoniosa entre o tráfego da rodovia e a fauna local.

Igualmente inédita foi a implantação da primeira passagem superior de fauna, no Trecho Planalto da Nova Tamoios. Primeira desse porte no Brasil, a passagem permite o trânsito livre de animais em segurança, sem que haja a necessidade de travessias na pista.

  • Viveiro Tamboril – espécies raras e ameaçadas