Travessias
Acessibilidade A+ A- C

Travessias Litorâneas do Estado têm capacidade ampliada neste Carnaval

As Travessias Litorâneas devem receber cerca de 166 mil veículos durante a Operação Carnaval

Com disponibilidade de 25 embarcações, capacidade operacional cresce 23% em relação ao ano passado

São Paulo, 11 de fevereiro - As Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, administradas pela DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, devem receber cerca de 166 mil veículos durante a Operação Carnaval nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.  A operação especial terá início na sexta-feira (13/2) e será encerrada na quarta-feira de cinzas (18/2).

Para atender ao crescimento do número de usuários neste feriado, que deve ser 3% superior ao Carnaval de 2014, a DERSA irá trabalhar com 25 embarcações do tipo ferryboat nos seis serviços de travessias de veículos que opera no litoral paulista. Somadas, essas embarcações transportam cerca de 2.400 veículos por hora e sentido. Em comparação com o ano passado, a capacidade operacional das Travessias Litorâneas cresceu 23%.

Entre as seis Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, a que deve receber maior número de usuários durante a Operação Carnaval é Santos/Guarujá. A expectativa é de que 128 mil veículos utilizem a travessia. Nove embarcações estarão disponíveis para operação entre os dois municípios.

A travessia Guarujá/Bertioga contará com duas balsas. São esperados mais de 6 mil usuários durante a Operação Carnaval.

No Litoral Sul a previsão é de que, aproximadamente, mais de 2 mil veículos utilizem a travessia Iguape/Juréia, que opera com três balsas. Entre Cananéia e o Continente, uma embarcação deve transportar 1,1 mil veículos ao longo do período. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de três embarcações e uma lancha para pedestres são esperados 1,5 mil veículos.

No Litoral Norte, a expectativa é de que quase 27 mil veículos passem pela travessia São Sebastião/Ilhabela e utilizem as sete balsas que estarão disponíveis para operação.

No decorrer da Operação Carnaval, a DERSA poderá promover remanejamentos de embarcações entre as travessias do sistema, caso seja necessário atender algum aumento de demanda repentina.

Informações sobre o tempo de espera, condições climáticas e número de embarcações em operação podem ser obtidas pelo Twitter - @Travessiasdersa -, pelo telefone 0800 77 33 711 e pelo site da DERSA -http://www.dersa.sp.gov.br.

Estas informações também estarão disponíveis nos Painéis de Mensagens Variáveis, instalados ao longo das avenidas de acesso aos bolsões de embarque de todas as Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.

O serviço de Hora Marcada, que permite agendar a viagem, está disponível 24 horas. A compra do serviço é realizada pelo site da DERSA e o pagamento por cartão de crédito. O agendamento das viagens é feito com antecedência de, no mínimo, 2 horas e de, no máximo, 60 dias.

Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas O programa, iniciado em 2011, prevê investimento do Governo do Estado superior a R$ 240 milhões. O recurso está sendo utilizado para substituir lanchas e ferry boats antigos por embarcações modernas e maiores, revitalizar as existentes, trocar motores e equipamentos de navegação, adquirir sistemas informatizados de controle de tráfego, reformar e ampliar os atracadouros.

A execução do plano de modernização das Travessias Litorâneas aumentará a capacidade operacional do sistema, oferecendo mais conforto e segurança para os usuários.