Travessias
Acessibilidade A+ A- C

Movimento nas travessias deve aumentar 3% neste Carnaval

O maior movimento deverá ocorrer na travessia Santos/Guarujá: são esperados 210 mil veículos entre a próxima sexta-feira (4/3) e a Quarta-feira de Cinzas (9/3).

Cerca de 245 mil veículos devem passar pelos seis sistemas de balsas mantidos pela empresa no litoral paulista

A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) prevê aumento médio de 3% no tráfego de veículos nas travessias litorâneas ao longo do feriado do Carnaval, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O maior movimento deverá ocorrer na travessia Santos/Guarujá: são esperados 210 mil veículos entre a próxima sexta-feira (4/3) e a Quarta-feira de Cinzas (9/3). Sete embarcações estarão em operação entre as duas cidades.

Já a travessia Guarujá/Bertioga terá duas balsas para atender cerca de 6 mil usuários ao longo do Carnaval.

No litoral sul, são esperados 1.700 veículos na travessia Iguape/Juréia, que opera com duas balsas. Já entre Cananéia e o continente uma embarcação deve receber 2.200 veículos ao longo do feriado. Em Cananéia/Ilha Comprida, onde operam duas balsas, são esperados 1.800 veículos.

No litoral norte, cerca de 23 mil veículos devem passar pela travessia São Sebastião/Ilhabela, que terá cinco balsas operando no sistema bate-volta.

Horários de pico
Na Baixada, nas travessias Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá os horários em que o movimento deve ser mais intenso são entre 9 e 12 horas e das 17 às 20 horas, diariamente.

A DERSA sugere a quem for utilizar a travessia São Sebastião/Ilhabela evitar os horários entre 10 e 13 horas e das 17 às 20 horas, quando o tempo de travessia tende a ser mais demorado.

O movimento nas travessias deve aumentar já a partir das 12 horas desta sexta-feira. No retorno, o tráfego deve ficar mais intenso a partir das 18 horas de terça-feira (8/3).

O tempo médio de espera nas travessias é de 180 minutos em Ilhabela; 90 minutos em Bertioga/Guarujá e 60 minutos em Santos/Guarujá. Nas travessias do litoral sul, a média é de 45 minutos, aproximadamente.

Hora Marcada
Em sua página na internet, a DERSA disponibiliza serviços que permitem ao usuário agilizar a travessia e evitar contratempos. No endereço www.DERSA.sp.gov.br é possível verificar online e em tempo real a situação em cada uma das travessias.

No mesmo endereço, também pode-se acessar o sistema Hora Marcada para programar e agendar o horário da travessia - o serviço é feito exclusivamente pela internet.

A DERSA também disponibiliza o número 0800 77 33 711 para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre as condições das suas travessias litorâneas aos usuários.