Travessias
Acessibilidade A+ A- C

Mais de 240 mil veículos são esperados nas travessias litorâneas no feriado Proclamação da República

Maior movimento de veículos estará concentrado na travessia Santos/Guarujá

A DERSA Desenvolvimento Rodoviário S/A prevê aumento médio de 5% no tráfego de veículos nas Travessias Litorâneas ao longo do feriado de 15 de novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O maior movimento é esperado na travessia Santos/Guarujá: aproximadamente 187 mil veículos entre sexta-feira (11), e terça-feira (15/11). Seis embarcações estarão em operação entre as duas cidades.

Já a travessia Guarujá/Bertioga disponibilizará uma balsa e uma lancha, capacidade para 190 passageiros, para atender 11.800 usuários ao longo da Operação Feriado.

No litoral sul, são esperados 5.500 veículos na travessia Iguape/Juréia, que opera com duas balsas. Entre Cananéia e o Continente uma embarcação deve receber 2.200 veículos ao longo do feriado. Em Cananéia/Ilha Comprida, onde opera duas balsas, são esperados 5.500 veículos. Nessa travessia estará disponível a lancha Valongo I (100 passageiros) para atender pedestres no sábado e domingo, caso haja necessidade.

No litoral norte, a expectativa é de que 29 mil veículos devam passar pela travessia São Sebastião/Ilhabela, com cinco balsas operando no sistema bate-volta.

Informações

Visando auxiliar o usuário a programar melhor a viagem, a DERSA disponibiliza o número 0800 77 33 711, o site www.DERSA.sp.gov.br  e o twitter@travessiasDERSA para informações sobre o sistema operacional das travessias, como número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.

E quem preferir pode agendar a viagem pelo sistema de Hora Marcada, disponível durante 24 horas.


Para maior comodidade dos usuários e otimização das vagas disponíveis, este serviço conta somente com a opção de acesso pela Internet com débito em cartão de crédito por meio das bandeiras Visa, Mastercard e Diners Club Internacional. Com isso, o pagamento da tarifa será no vencimento da fatura do cartão.

Fazer a reserva da hora marcada pela Internet é muito simples: basta clicar no menu Travessias/Hora Marcada e abrir a página onde estão todas as explicações para usar o sistema.

O agendamento das viagens agora é feito com antecedência de no mínimo 12 horas e máximo de 60 dias.

Horários de pico

Na baixada santista, nas travessias Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá os horários em que o movimento deve ser mais intenso são entre 9 e 13 horas e das 16 às 20 horas, diariamente.
A DERSA sugere a quem for utilizar a travessia São Sebastião/Ilhabela evitar os horários entre 10 e 13 horas e das 17 às 20 horas, quando o tempo de travessia tende a ser mais demorado.

Investimentos em 2011 e 2012


A DERSA está investindo neste ano mais de R$ 90 milhões em todo o sistema de Travessias Litorâneas com a construção de uma terceira gaveta e reforma das duas atuais do lado de Santos; reforma em 14 embarcações que atendem os Litorais Norte, Centro e Sul para renovação do CSN; início das reformas das carreiras dos estaleiros de Vicente de Carvalho, Guarujá e Iguape, construção de um novo flutuante para Bertioga; e implantação da Bilhetagem Eletrônica nas travessias de pedestres de Vicente de Carvalho / Praça da República (Santos) e Santos / Guarujá, e modernização dos sistemas de monitoramento das embarcações e das filas.


Para 2012 está sendo projetado investimento de R$ 80 milhões no sistema. Serão construídas três novas balsas com capacidade de 60 a 70 veículos. Também serão compradas duas lanchas Catamarã para 350 passageiros cada. O processo administrativo para aquisição dessas lanchas já está em andamento e a entrega está prevista para o final do próximo ano.