Travessias
Acessibilidade A+ A- C

Mais de 220 mil veículos devem usar as travessias litorâneas no feriado prolongado

Para agilizar e dar mais segurança às operações de atracação, a DERSA instalou em dezembro passado um novo flutuante em Ilhabela, com 45 metros de comprimento por 17 de largura.

Maior movimento deverá ser nas linhas Santos/Guarujá e São Sebastião/Ilhabela

A travessia Santos/Guarujá, onde são esperados 176 mil veículos, operará com sete embarcações. Guarujá/Bertioga terá duas balsas para cerca de 9.000 usuários.

No litoral sul, serão duas balsas para 3.000 veículos na travessia Iguape/Juréia. Cananéia/Continente terá uma embarcação para a travessia de cerca de 2.000 veículos. E em Cananéia/Ilha, duas balsas atenderão os 3.500 veículos esperados.

Litoral Norte

Cerca de 30 mil veículos devem passar pela travessia São Sebastião/Ilhabela, que terá cinco balsas operando no sistema bate-volta.

Para agilizar e dar mais segurança às operações de atracação, a DERSA instalou em dezembro passado um novo flutuante em Ilhabela, com 45 metros de comprimento por 17 de largura.

A travessia leva 20 minutos, em condições ideais de vento e maré. Com chuva e neblina (que têm ocorrido bastante nos últimos dias) a travessia, bem como as operações embarque/desembarque podem se tornar mais lentas.

Quem for utilizar a travessia São Sebastião/Ilhabela deverá evitar horários de muito movimento, principalmente entre as 10H e 13H e das 17H às 20H. "Se todo mundo for para as balsas na mesma hora, a tendência é um tempo maior de espera na fila", afirma Ibsen Trench Gomes, coordenador da travessia. "O ideal é buscar horários alternativos, tanto no sentido ilha, como na volta para São Sebastião".

Informações

Visando auxiliar o usuário a programar melhor a viagem, a DERSA disponibiliza o número 0800 77 33 711 e o site www.DERSA.sp.gov.br para informações sobre o sistema operacional das travessias, como número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.

E quem preferir pode agendar a viagem pelo Hora Marcada, disponível durante 24 horas.

Para maior comodidade dos usuários e otimização das vagas disponíveis, este serviço conta somente com a opção de acesso pela Internet com débito em cartão de crédito através dos cartões Visa, Mastercard e Diners Club Internacional.

Com isso, o pagamento da tarifa será no vencimento da fatura do cartão.

Fazer a reserva da hora marcada pela Internet é muito simples: basta clicar no menu Travessias/Hora Marcada e abrir a página onde estão todas as explicações para usar o sistema.

O agendamento das viagens agora é feito com antecedência de no mínimo 12 horas e máximo de 60 dias.