Travessias
Acessibilidade A+ A- C

DERSA garante novas embarcações para as travessias litorâneas

Aquisição de novas balsas deverão acontecer já no primeiro semestre de 2012

Aquisição de novas balsas deverão acontecer já no primeiro semestre de 2012

A DERSA está adquirindo novas embarcações para veículos e novas lanchas para pedestres nas travessias litorâneas do Estado de São Paulo. O edital de licitação para a aquisição dos equipamentos foi publicado dia 16 de agosto.

No total serão adquiridas cinco balsas para as travessias de São Sebastião/ Ilhabela, Bertioga/Guarujá e Guarujá/Santos, serviço que concentra o maior movimento de automóveis na América Latina, com aproximadamente 24 mil veículos/dia.

Na travessia de pedestres Praça da República (Santos) / Vicente de Carvalho (Guarujá) serão adquiridas duas lanchas Catamarã, com capacidade para 350 passageiros e 57 bicicletas.

Segundo o diretor de Operações da DERSA, João Poiani, trata-se do maior investimento da companhia nos últimos quatro anos para o sistema de travessias. O objetivo é melhorar o serviço prestado e dar maior segurança ao usuário.

"Estamos trabalhando com afinco para melhorar todo o sistema das travessias litorâneas, não só de veículos, mas também de pedestres e de ciclistas e, com isso, diminuirmos sobremaneira o tempo de espera nas filas, aumentando a capacidade operacional e reduzindo o tempo de parada para manutenção das embarcações, afirmou Poiani.

Das novas balsas para veículos, três deverão ser entregues no primeiro semestre de 2012 e as outras duas, no início do segundo semestre do mesmo ano.  As duas lanchas Catamarã têm previsão de entrar em circulação no primeiro semestre do ano que vem.

Essas aquisições irão renovar a idade média da frota de 37 para 28 anos. O processo de licitação para aquisição de uma das embarcações, para 40 veículos, será dia 30 de agosto, por meio de pregão eletrônico; as demais, no dia 21 de setembro, às 10 horas e às 15 horas, por meio de concorrência pública.

Investimentos nas travessias litorâneas

 A DERSA está investindo neste ano mais de R$ 90 milhões em todo o sistema de travessias litorâneas com a construção de uma terceira gaveta e reforma das duas atuais do lado de Santos; reforma em 14 embarcações que atendem os Litorais Norte, Centro e Sul para renovação do CSN; início das reformas das carreiras dos estaleiros de Vicente de Carvalho, Guarujá e Iguape, construção de um novo flutuante para Bertioga; e implantação da Bilhetagem Eletrônica nas travessias de pedestres de Vicente de Carvalho / Praça da República (Santos) e Santos / Guarujá, e modernização dos sistemas de monitoramento das embarcações e das filas.