Novidades
Acessibilidade A+ A- C

Liberadas mais duas pontes e um viaduto na Marginal Tietê

A DERSA liberou ao tráfego na quarta-feira, 22/12, duas novas obras que integram o projeto de readequação viária da Marginal Tietê

As novas ligações vão aumentar a fluidez do tráfego entre a Marginal e as regiões da zona leste e central.

A DERSA liberou ao tráfego na quarta-feira, 22/12, duas novas obras que integram o projeto de readequação viária da Marginal Tietê: a segunda parte do Complexo Cruzeiro do Sul e a complementação do Complexo Tatuapé. Participaram do evento o governador Alberto Goldman, o secretário dos Transportes, Mauro Arce e o presidente da DERSA, José Max Reis Alves. Com isso, a DERSA completa a segunda etapa das obras de readequação viária da Marginal Tietê.

As novas pontes e viaduto ajudarão a aliviar gargalos de tráfego principalmente entre a região leste e o centro da capital. No Complexo Cruzeiro do Sul, uma ponte com 380 metros de comprimento, localizada ao lado da já existente, fará a conexão entre a Marginal Tietê sentido Ayrton Senna-Castello Branco para acesso ao centro da cidade pela pista central. No Complexo Tatuapé, paralelo à Ponte do Tatuapé, um novo corredor ligará a Avenida Salim Farah Maluf (zona leste) à Marginal Tietê. No sentido Castello Branco, a nova ponte que passa sobre o rio Tietê tem 405 metros de extensão, terminando na pista central. Na direção da rodovia Ayrton Senna foi erguido um viaduto de 185 metros que conduz o tráfego para a pista expressa.

As obras de readequação viária da Marginal Tietê tiveram início em junho de 2009. A primeira fase consistiu na construção de 46 km de uma nova pista central, com três faixas de rolamento, liberada ao tráfego em 27 de março de 2010.

Entre maio e junho deste ano foram liberados ao tráfego: uma ponte de 200 metros sobre o Rio Tamanduateí, no sentido Ayrton Senna e o Viaduto Tatuapé, parte integrante do Complexo Tatuapé, que está sendo concluído agora, com os novos viaduto e ponte.

No Complexo Cruzeiro do Sul, o primeiro viaduto concluído, que liga as Avenidas Tiradentes e Santos Dumont à pista central da Marginal Tietê, teve a obra antecipada e foi entregue ao tráfego na primeira etapa, ainda em março. Com isso, os usuários passaram a acessar diretamente a pista central, ganhando tempo e agilidade em seus deslocamentos.

Também foram entregues, realocadas, as alças de acesso das pontes Vila Maria, nos dois sentidos; Tatuapé, nos dois sentidos; Bandeiras sentido Castello Branco e Casa Verde e Freguesia do Ó no sentido Ayrton Senna. Foram feitas intervenções em cinco pontes da via: Limão, Casa Verde, Freguesia do Ó, Vila Maria e Bandeiras. As pontes foram prolongadas para criar um vão de 16 metros por onde passa a nova pista.

A última fase das obras será a ponte estaiada, parte final do Complexo Bandeiras, que ligará a Avenida do Estado à Marginal Tietê no sentido da rodovia Castello Branco, que tem previsão de conclusão até o final do primeiro semestre de 2011.