Novidades
Acessibilidade A+ A- C

DERSA estende gratuidade a bicicletas elétricas sem acelerador

As bicicletas elétricas desprovidas de acelerador não pagarão mais tarifa de embarque nas Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.

São Paulo, 18 de março de 2014 - As bicicletas elétricas desprovidas de acelerador não pagarão mais tarifa de embarque nas Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo. A partir desta quarta-feira, 19/03, o benefício da gratuidade, até então concedido apenas para as bicicletas convencionais, será estendido para as denominadas Bicicletas de Pedal Assistido.
Com a mudança, o embarque desses usuários deverá ser feito exclusivamente pela área destinada aos ciclistas. A DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, que administra as Travessias, instalará sinalização indicativa e disponibilizará funcionários para orientação.

A medida, implantada pela Companhia, leva em consideração a Resolução CONTRAN 465, que define e distingue as Bicicletas Elétricas de Pedal Assistido dos modelos equiparados a ciclomotor (bicicletas autopropelidas, com acelerador). Desta forma, a DERSA insere o modelo sem dispositivo de aceleração na categoria das bicicletas convencionais, que possui isenção de tarifa.

A gratuidade é suportada pela Lei Estadual nº 10.095/1998, que prevê a não cobrança de tarifa aos condutores de bicicletas sem qualquer dispositivo elétrico.


Travessias Litorâneas para ciclistas

A DERSA administra as seis Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo (Santos - Guarujá, Guarujá - Bertioga, São Sebastião - Ilhabela, Cananéia - Ilha Comprida, Cananéia-Continente e Iguape-Juréia).

O incentivo ao uso de bicicletas é uma das preocupações do governo do Estado. A DERSA atende 12.231 ciclistas diariamente e, somente no ano de 2013, 4.464.131 bicicletas utilizaram as Travessias. A Baixada Santista possui a maior movimentação, aproximadamente 9.000 ciclistas por dia. Já São Sebastião - Ilhabela, no Litoral Norte, a segunda mais movimentada, registra 686 usuários por dia.

Assessoria de Imprensa
DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8110 a 8116
E-mail: transportes@transportes.sp.gov.br
SECRETARIA ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES