Nova Tamoios
Acessibilidade A+ A- C

Tamoios duplicada registra segundo feriado prolongado sem mortes

Nesta Páscoa, o número de acidentes caiu em 55% em comparação ao mesmo período de 2011

Nesta Páscoa, número de acidentes também caiu 55% em relação ao mesmo período de 2011, antes do início das obras

São Paulo, 23 de abril de 2014 - A Rodovia dos Tamoios registrou este ano o segundo feriado prolongado (Carnaval e Páscoa) sem mortes desde a entrega das pistas duplicadas, em janeiro. Nesta Páscoa, o número de acidentes caiu em 55% em comparação ao mesmo período de 2011, quando as obras ainda não haviam sido iniciadas no Planalto. Foram registradas 42 ocorrências em 2011, contra 19, em 2014, todas sem gravidade.

A queda expressiva no número e na gravidade dos acidentes é indicativa da segurança das novas pistas da Nova Tamoios Planalto, duplicada nos seus 49 km de extensão.

A Nova Tamoios Planalto possui barreiras de concreto dividindo as duas pistas, telas anti-ofuscantes, acostamentos com 3 metros de largura, retornos e passagens em desnível. O traçado foi aperfeiçoado, com retificação de curvas acentuadas e de rampas íngremes. Todas essas inovações garantem maior segurança para motoristas e moradores dos municípios da região, reduzindo o risco de acidentes, principalmente as colisões frontais. A capacidade viária do Planalto passou de 1.820 para 3.600 veículos por hora.

Foram eliminados todos os cruzamentos em nível na pista. Os retornos e acessos aos municípios são feitos por passagens subterrâneas ou viadutos implantados a cada três quilômetros, aproximadamente. Ao todo foram construídos 23 dispositivos com esta finalidade, além de sete pontes paralelas às existentes nos ribeirões Pantanhão e Canoas, no reservatório de Paraibuna e nos rios Paraibuna e Fartura.

DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A
Tel: (11) 3702-8110 a 8116
E-mail: transportes@transportes.sp.gov.br

SECRETARIA ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES