Nova Tamoios
Acessibilidade A+ A- C

Nova Tamoios Contornos faz cerimônia religiosa tradicional para tuneleiros de São Sebastião

Momentos de fé e devoção marcaram, nesta quinta-feira (28/1), a cerimônia para levar a imagem de Santa Bárbara à entrada do túnel 401 Sul

Tradição entre trabalhadores, imagem de Santa Bárbara é levada ao túnel 401

São Paulo, 28 de janeiro de 2016 - Momentos de fé e devoção marcaram, nesta quinta-feira (28/1), a cerimônia para levar a imagem de Santa Bárbara à entrada do túnel 401 Sul, na Topolândia, em São Sebastião. A Santa é considerada a padroeira dos tuneleiros. O ritual, uma tradição em obras do gênero, reuniu colaboradores da construtora responsável pelos lotes 3 e 4 da Nova Tamoios Contornos, e representantes da DERSA, que gerencia o empreendimento.

A cerimônia conduzida no lote 4 pelo padre Elimar de Azevedo Ferreira, pároco da Igreja Matriz de São Sebastião, consolidou simbolicamente o andamento dos trabalhos neste emboque, que faz a ligação com o túnel 302 Norte, considerado um dos maiores túneis rodoviários em construção no país.

A entronização da imagem da padroeira é praticamente uma das exigências dos mineradores que desenvolvem o trabalho em subterrâneos. É como conta Geraldo Aparecido Natividade, 50 anos, dos quais 27 atuando na profissão. Natural de Santa Bárbara (MG), ele diz que é uma regra para aqueles que acreditam na proteção divina. "Eu passo em frente à padroeira e rezo um Pai-Nosso e três Ave-Marias, sempre antes do trabalho e também no retorno para casa".

O diretor das obras dos Lotes 3 e 4, Paulo Celestino, explica que a construtora respeita a fé dos mineradores e que este ato é uma tradição. A imagem já foi colocada também em outros túneis iniciados anteriormente, e em breve será feita o mesmo no túnel 402. Presente à cerimônia, o diretor de Engenharia da Dersa, Pedro da Silva, também destacou a o simbolismo que envolve a padroeira, uma vez que a crença em Santa Bárbara traz tranquilidade aos tuneleiros. “Os trabalhadores se sentem seguros e isso é importante para todos”.

A obra da Nova Tamoios Contornos em São Sebastião é executada pela Construtora Queiroz Galvão, responsável pelos lotes 3 e 4. O empreendimento faz parte de um pacote do Governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento do Litoral Norte, o que aumentará a segurança viária e facilitará a chegada dos turistas que buscam as praias mais bonitas do Estado. Os cerca de nove quilômetros dos lotes 3 e 4 têm investimento de R$ 818 milhões. São seis quilômetros de túneis (3) e outros três quilômetros de viadutos (5), além de terraplanagem. Os métodos de construção utilizados nos túneis são o NATM (New Austrian Tunneling Method) para os trechos em solo, e o Drill & Blast , que prevê a perfuração e detonação do maciço rochoso, para os trechos em rocha. A expectativa da companhia é contar com aproximadamente 2 mil empregados no auge da obra.